Japão palpite – 05/12
A classificação do Japão para as oitavas de final foi assegurada na quinta-feira, 1º de dezembro, com uma vitória, por 2 a 1, de virada, em cima da Espanha. A Fúria precisou apenas de 11 minutos para abrir o marcador. Tento assinalado por Morata. A reação nipônica aconteceu na fase final. Contudo, foi fulminante. Os gols aconteceram em um intervalo de três minutos.Doan, aos três minutos, contando com assistência de Ito, devolveu a condição de igualdade ao placar. Aos seis minutos foi a vez de Tanaka. Dessa vez, o garçom foi Mitoma. Na estreia, os japoneses haviam realizado a mesma façanha diante da Alemanha. Saíram em desvantagem e superaram, por 2 a 1, os germânicos.
Entre as partidas com os dois gigantes, contudo, a seleção do Japão decepcionou ao ser batida pela Costa Rica por 1 a 0. Sofreu o gol na única finalização certa dos costarriquenhos em um jogo que mostrou superioridade. Os seis pontos alcançados, entretanto, foram suficientes para colocar os nipônicos no topo da tabela de classificação do grupo E.
Um fato interessante é que a seleção japonesa participou pela primeira vez de um Mundial em 1998. Desde então, tem oscilado entre ser eliminada na primeira fase e avançar para o segundo estágio do torneio, de onde nunca passou. No Catar, conseguiu quebrar essa sina. Alcançou pela segunda vez consecutiva o direito de disputar as oitavas de final de uma copa do mundo uma vez que na Rússia, em 2018, também chegou a essa fase.
Croácia palpite – 05/12
A Croácia virou figurante no jogo em que sua classificação para as oitavas de final da Copa do Mundo do Catar de 2022 foi definida. Na quinta-feira, 1 de dezembro, tudo o que precisava diante da Bélgica era do empate. Foi exatamente o que conseguiu. O confronto ficou no 0 a 0.Entretanto, isso se deveu mais à incompetência belga do que aos méritos croatas. A equipe da Bélgica teve o controle da pelota por 52% do jogo, criou maior número de oportunidades para arremates (15 a 11) e, ainda que tenha existido igualdade no número de tiros no alvo (quatro para cada lado), as melhores chances de colocar a bola no fundo da rede foram dos belgas. Acabaram sendo desperdiçadas, especialmente por seu melhor atacante, Romelu Lukaku.
Dessa maneira, a Croácia, que na estreia do torneio ficou no empate sem gols com Marrocos e na segunda rodada aplicou goleada de 4 a 1 no Canadá, conseguiu, com seus cinco pontos, ficar na segunda posição do grupo F. Os marroquinos, que atingiram sete pontos, terminaram na primeira colocação.
Fato interessante: A Croácia fez sua estreia em copas do mundo no mesmo ano em que o Japão, em 1998. Porém, apresentou resultados bem superiores em dois dos cinco Mundiais que disputou. A começar pelo primeiro. Avançou até as semifinais ficando com a medalha de bronze. Em 2018, na Rússia. Foi ainda mais longe. Disputou a final perdendo o título para a França.
Prováveis escalações de Japão x Croácia – 05/12
Japão
Gonda, Itakura, Yoshida e Taniguchi; Junya Ito, Morita, Tanaka e Nagatomo; Kamada, Kubo e Maeda.
Croácia
Livakovic, Juranovic, Lovren, Gvardiol e Borna Sosa; Modric, Brazovic e Kovacic; Persic, Kramaric e Livaja.
Sugestão de Aposta 05/12
Abrindo o site da Betano, uma das patrocinadoras da copa do mundo, podemos observar um pouco de favoritismo do mercado para o lado da Croácia. Muito pelo critério de qualidade individual de jogadores e pela Croácia ter sido vice-campeã no último mundial.Acredito que será um jogo mais truncado, onde as duas seleções não vão se arriscar muito para poder não falhar defensivamente. A Croácia deverá tomar iniciativas tentando propor jogo e o Japão tentando sair em jogadas rápidas de transição, que por sinal são muito boas neste quesito.
Por ser um jogo onde as equipes devem ter bastante cautela a minha sugestão de entrada para este jogo é o Menos de 2.5 Gols na partida na odd de @1.65 na casa de apostas da BETANO.